segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Botticelli - O Nascimento da Vênus


Encomendada por Lorenzo di Médici para a sua Villa Medicea di Castello,  o quadro faz par com a tela Primavera e constituem um dos trabalhos mais conhecidos do pintor.
A pintura é uma representação alegórica da Deusa Vênus emergindo do mar como uma mulher adulta, representando a descrição da mitologia romana. Alguns críticos consideram que a obra procura captar, de forma requintada, os ideais platônicos da verdade e da beleza. Alguns especialistas argumentam que a deusa nua não representaria a paixão terrena, carnal, e sim a paixão espiritual.
A anatomia da Deusa, assim como vários outros detalhes, não acompanha o realismo clássico de Leonardo da Vinci ou Rafael. O pescoço é demasiado  longo e o ombro esquerdo posiciona-se em ângulo anatomicamente improvável. Não se sabe se tais detalhes são resultados de erro ou tratam-se simplesmente licença poética, mas não chegam a atrapalhar a beleza da obra, e alguns chegam a sugerir que seriam presságios do vindouro Maneirismo.
Atualmente, a obra está exposta na Galeira Uffizi, em Florença na Itália, a técnica empregada nesta obra é a têmpera sobre tela e o quadro mede 172,5 cm de altura por 278,5 cm de largura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário