quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Sandro Botticelli (1445 - 1510)


Pintor italiano e um dos mais notáveis artistas do movimento Renascentista

Nascido em Florença, foi aprendiz de Andrea del Verrocchio na mesma época em que com ele estudava Leonardo da Vinci. Em 1470, abriu seu próprio ateliê.
Boa parte da sua carreira foi dedicada à pintura de retratos para as grandes famílias florentinas, grande parte deles para os Médici.
Protegido dos Médici, para os quais executou preciosos registros da pintura de cunho mitológico, foi bem relacionado no círculo florentino, trabalhando também para o Vaticano.
Em 1481, esteve em Roma, para participar dos trabalhos na Capela Sistina, onde pintou os frescos As Provações de Moisés, O Castigo dos Rebeldes e A Tentação de Cristo. Em 1505, fez parte do Comitê Florentino, organizado para decidir onde seria colocado o Davi de Michelangelo. Na temática religiosa destacam-se também São Sebastião (1473) e um afresco sobre Santo Agostinho. Na década de 1490, quando os Médici foram expulsos de Florença, Botticelli passou por uma crise religiosa e tornou-se discípulo do monge beneditino Girolamo Savonarola, que pregava a austeridade e a reforma, mas Botticelli jamais deixou Florença. Nessa nova fase destacam-se: A Natividade Mística (década de 1490), e A Crucificação Mística (c. 1496). Todos expressam intensa devoção religiosa e representam certo retrocesso no desenvolvimento de seu estilo.

Destacam-se entre eles duas obras-primas que estão na Galeria degli Uffizi, em Florença: Primavera (c.1478) e O Nascimento de Vênus (c.1485) -- pinturas de suprema graciosidade e tão famosas que se tornaram praticamente símbolos do Renascimento.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário